7 dicas para manter a organização no espaço de trabalho

Oatelieh - 7 dicas para manter a organização no espaço de trabalho

Olá pessoal!

Esse post é um complemento do artigo “Dicas para montar e organizar seu espaço de trabalho” (clique para ler).

Como manter a organização do espaço de trabalho no dia a dia foi a questão mais citada lá no Instagram, quando perguntamos pra vocês sobre as maiores dificuldades enfrentadas. Acredito que as dicas de organização que dei no artigo anterior já vão ajudar bastante, mas vou destacar alguns pontos:


1- Ter lugar certo para guardar tudo, levando em conta a frequência de uso

As ferramentas básicas e os materiais que usamos muito precisam ter acesso fácil para pegar e guardar. Quanto mais próximo do local de uso e mais fácil for de guardar, mais chances terá de voltar rapidamente pro lugar depois do uso.

Exemplo: Minhas tesouras, que são muitas e são usadas em praticamente todos os projetos, ficam guardadas em uma caixinha em cima da mesa mesmo. Depois de usar é muito fácil recolher tudo e voltar pro lugar certo. Se eu tivesse que guardá-las no armário ou em uma prateleira alta, com certeza ficariam espalhadas pela mesa por muito mais tempo.

2- Organizar os projetos em andamento

Pra mim, uma das principais causas de bagunça são os projetos em andamento. Sabe quando você tá trabalhando em um projeto, vai pegando vários materiais pra ver se combina, vai fazendo testes… Aí você resolve passar para outro projeto, mas não quer guardar tudo nos lugares ainda, porque pretende continuar o processo em outra hora? Se a gente deixa tudo na mesa e começa outro projeto em cima, vai virando uma bagunça sem fim! É claro que o ideal seria ter superfícies e mais superfícies disponíveis, pra ir espalhando quantos projetos a gente quisesse, mas… né?

Pra resolver isso, você pode usar uma pasta ou uma caixa rasa pra guardar o projeto em andamento, com todos os materiais relativos à ele junto. Guarde a caixa em uma gaveta, armário ou prateleira. Eu gosto muito de usar tampas de caixas pra isso (de papelão bem durinho ou de MDF), porque são rasinhas e funcionam como uma bandeja. Assim você rapidamente libera a mesa, tira a bagunça, e ao mesmo tempo, mantém o seu projeto e tudo relacionado a ele lá, juntinho e organizado, pra continuar depois. Quando for retomar, é só recolocar tudo na mesa. Mas não vale deixar guardado por meses, viu? Se perceber que perdeu o interesse no projeto, vai lá e guarda tudo direitinho nos seus lugares, liberando a caixa para outro projeto em andamento.


3- Usar e abusar de potinhos, caixinhas, cestinhas.  

Eu adoro esses itens, porque eles organizam muito bem materiais como lápis, canetas, tesouras, réguas, tubos de cola, boleadores, dobradeira, estilete etc. coisas que usamos MUITO e que, quando espalhados, viram rapidamente uma bagunça fora de controle. Mantendo potinhos assim por perto, é muito fácil recolher e organizar boa parte da bagunça da mesa rapidamente. 

4- Lixeira em local de fácil acesso.

Nem precisa de explicação, quem trabalha com papel, recortes, fitas etc sabe como essas coisas se multiplicam aos montes enquanto a gente trabalha. 

5- Organizadinha básica diária

Mesmo quando precisamos trabalhar em um projeto por vários dias, podemos manter um pouco de organização no processo, em vez de esperar terminar tudo para então arrumar. No final do dia, quando não for mais mexer nele, dê uma organizada na mesa. Retire os pedacinhos de papel e jogue fora, guarde algumas ferramentas que você sabe que não vai mais precisar, recolha canetas, estiletes etc e coloque nos potinhos – aqueles que eu sugeri ali em cima : ) –  junte os papéis que ainda vai usar em uma pilha. Não precisa fazer uma super arrumação nem guardar tudo, só dar uma organizada no que ficou sobre a mesa e tirar o que é lixo.

6- Limpeza

Essa dica complementa a de cima. Em projetos mais longos e demorados, quando a mesa fica por muitos dias com materiais em cima, a poeira pode se acumular e, além de piorar o aspecto de bagunça, pode sujar o seu projeto. Uma boa dica que pode ajudar: coloque uma meia fina (meia calça) na ponta do aspirador, para aspirar a poeira da mesa sem risco de aspirar junto algum material. Use lencinhos umedecidos, que são super práticos, para dar uma limpadinha na mesa e objetos quando for preciso. Aspire ou varra os pedacinhos de papel, sujeirinhas e poeira embaixo da mesa (não tem nada que me deixe mais agoniada do que trabalhar com sujeira embaixo da mesa!)

Lembre-se, não precisa ser uma faxina nem nada cansativo. Apenas uma limpezinha superficial para manter as coisas em ordem. Você vai se sentir renovada e mais disposta a continuar – pelo menos eu me sinto assim :)

7- Não acumular muito material.

É aquilo que já foi falado anteriormente, faça uma avaliação do que tem de vez em quando, e não tenha dó de se desfazer do que não usa mais. Guardando apenas os materiais que realmente gostamos e usamos, fica muito mais fácil de manter tudo organizado e nos lugares, além de facilitar a execução (afinal, se você olha os materiais e gosta de tudo que vê, fica mais fácil e inspirador pra escolher e usar).

Se tiverem mais dicas ou perguntas, deixem aqui nos comentários pra gente conversar! :)

Beijos,

Luciana



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *