Leve e versátil: Foamboard e seus usos

Leve e versátil: O foamboard e seu uso no scrapbooking e trabalhos manuais

O foamboard, foamcore ou papel pluma, é uma placa de espuma sintética forrada com papel dos dois lados. Encontra-se para comprar na cor branca ou preta e com espessura de 5 mm ou mais finininho, de 3 mm.

É um material bem rígido, porém leve e super fácil de ser trabalhado. Pode ser cortado facilmente com estilete e colado com diversos tipo de cola.

Embora seja papel com um núcleo de pvc, a placa de foam é bastante resistente e pode ser usada de várias formas, como apoio na montagem de molduras, painéis decorativos, para a colagem de fotografias, trabalhos acadêmicos, maquetes etc.

Eu já usei esse material na decoração de página de scrapbook e como moldura para foto e quadrinhos, mas o que mais gosto de fazer com ele são caixas e cestinhas para organização da mesa e também para minhas miniaturas, na montagem da base.

Podemos usar vários tipos de cola para colar as placas de foam, mas eu dou preferência à cola quente, por ser mais prática. Ela seca e fica firme praticamente na hora. E eu adoro projetos que ficam prontos na hora 🙂

Veja alguns exemplos onde eu usei as placas em detalhes ou nas estruturas:

Layout de scrapbooking com decoração em foamboard - Oatelieh
Layout de scrapbooking usando o foamboard em detalhes com volume (coração, losangos e sob a foto)

 

Mini-festa da Eduarda, uma mini-casinha pronta para a festa, onde a estrutura foi feita com foamboard. Oatelieh
A mini-festa da Eduarda. Essa mini-casinha é um cenário de festa e teve a sua estrutura feita com placa de foam. Veja mais detalhes clicando AQUI.

 

Cestinha feita com foamboard e forrada com papel de scrapbooking. Organização de materiais.
Cestinha decorada com papéis de scrapbooking – perfeita para organização de materiais na mesa. Estrutura em placa foam. Veja outro exemplo aqui: Cestinha para ficha de receitas.

 

Ficou com vontade de experimentar? Aqui no Oatelieh temos 2 projetos feitos com foamboard, a mini-casinha para guardar washi tapes e a Barraquinha porta-objetos:

O Livro da Casinha - Tutorial digital
Casinha feita com placas foam para organizar washi tapes. Comprando esta aula, você ganha a aula da barraquinha porta-objetos (essa aí embaixo). Mas para quem preferir só a aula da barraquinha, temos também : )

Nesta aula você aprenderá a fazer um porta-objetos em forma de barraquinha, para organizar a sua mesa, com mais de uma opção de acabamento. Qual você prefere, barraquinha de feira ou barraquinha de limonada? Ou que tal uma de cada? Ideal para guardar miudezas e decorar a mesa ao mesmo tempo.
Barraquinha porta-objetos, em placa foam.

E você, já conhecia o foamboard? Já fez trabalhos com ele? Conta pra gente aqui nos comentários! 🙂

Beijos,

Lu

 

Posts Relacionados



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *