O que fazer enquanto a inspiração não vem?

Dizem que os artistas são temperamentais. Na verdade somos movidos pelos sentidos e emoções. São ideias, cores, formas, texturas, sons, aromas…tudo nos estimula a criar e nossas ideias surgem como pipoca estourando, mas às vezes esse mar de criatividade parece diminuir e pior, às vezes parece secar. Não conheço um artista que não tenha passado por isso.

Eu e a Lu sempre discutimos sobre isso e depois do momento desabafo, nós duas acabamos sempre rindo pq acontece de tempos em tempos. E é normal! O que posso dizer é que passa. Ninguém precisa se apavorar achando que nunca mais vai criar nada, pq do jeito que essa onda vem, ela vai.

Mas aí, o que dá pra fazer enquanto estamos em “crise” de criatividade? Muita coisa!

Dá pra aproveitar e fazer desse período algo produtivo e proveitoso.

Aqui vão algumas sugestões:

  • Pesquise

Aproveite para ler os blogs/sites e matérias que vc sempre quer ler e quase nunca acha tempo. Mesmo que não seja algo da área artística vc pode ter uma ideia e inspiração em qualquer área ou tipo de informação.

  • Passeie pelo Pinterest

Se perca naquele mundo maravilhoso de imagens sempre bem tratadas e de verdade, inspiradoras. O problema é vc querer ficar navegando ali pra sempre (risos)

Para quem ainda não conhece o Pinterest: www.pinterest.com

  • Conheça novos artistas

Veja o que seus artistas favoritos estão fazendo e além deles, conheça novos. Serão novas referências que podem e, com certeza vão te trazer grandes ideias para suas futuras criações.

  • Experimente

Sabe aquela vontade de aprender a pintar ou fazer aulas de cerâmica, por ex? Use essa fase para novas experimentações que ficam só na ideia e tente novas atividades. Com certeza vc só vai acumular mais conhecimento. E por fim,

  • Planeje

Com tantos novos estímulos vc vai estar lá como a pipoca na panela (risos) com tanta coisa acontecendo na sua cabeça e aí como coordenar tudo isso? Fazendo uma lista de “to do’s” ou seja a famosa lista Fazer. Coloque isso claramente (no papel ou virtualmente) mas escreva suas ideias e impressões, isso vai te ajudar muito qd retomar a criar.

Faça desse tempo um aliado e enxergue essa fase como positiva para sua criatividade, nem pense em ficar chateada achando que só acontece com vc pq não acontece.

Depois disso tudo, qd vc se sentir estimulada a criar novamente vc vai se surpreender com a quantidade de ideias e material criativo que vc reuniu para se inspirar.

Acontece comigo, com a Lu e com todo mundo que trabalha com  criatividade e nessa fase a minha lista de “Fazer” só aumenta, invento e me desafio a fazer coisas em que me considero medíocre como desenhar, por ex.
(essa foto é de esboços, rabiscos e brush lettering que eu tento fazer)

Desafie-se e não sofra, isso passa e no final a gente nunca perde!
Vamos criar!
Bjs

Sel

 

 

 

 

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *